sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Como enganar a saudade


Costumo dizer que eu não fui feita para distâncias. Não sei con-viver com este sentimento, com a ausência, com a falta.
Não gosto de ausência física, mas, sobretudo, não gosto da ausência emocional, afetiva. Aquela, que só em língua portuguesa, conseguimos definir como total e absoluta saudade.
Sinto falta da amiga que sabe dizer que me ama.
Sinto falta da amiga que eu sempre corro atrás.
Daquela que sempre reza por mim.
E também de quem faz parte da minha história há um bocado de anos.
Falta da irmã que mora longe, e que meu coração teima em querer de volta.
Do vô que morreu cedo e não viu o que eu tanto queria mostrar.
De quem estive junto ontem mesmo... mas que me é tão importante, que preciso todos os dias.

Eu também sinto saudades de sensações, vivências... de minha ingenuidade infantil. Da escola, de brincar na despensa da casa da vó. De pular corda, brincar de amarelinha, queima. Mas tudo isso são saudades gostosas, porque foram tempos bem vividos e que provavelmente eu não gostaria de voltar atrás. Sou feliz com o presente.

A saudade que incomoda é aquela que você não consegue enganar. De alguém que te faz tanta falta que chega a doer. É um dia-a-dia se construindo e não partilhado. É falta física, temporal. A ausência do gesto, das palavras, do cheiro. De coisas que temos em mente, mas que insiste em se esvair.

Tem coisa que não somos capazes de compreender.
Eu não sei ainda como se faz para enganar a saudade.
O Pe. Fábio de Melo diz em uma música que “a saudade é forma de ficar”.
Talvez seja esta a lição que meu coração tenta me mostrar...

2 comentários:

  1. Adorei o texto maninha...acho q sofro do mesmo problema, pois morro de saudades de vcs!!Beijos...está maravilhoso o seu blog!
    Marice...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!! VC é artista das palavras vc tem um dom que poucos tem, muitos quer ter mas não consegue, como eu.Vc conseguiu relatar tudo o que sinto em relação a saudade até parece que vc entrou em meu coração e o traduziu, muito obrigada!!!! agora vou poder enviar esse sentimento que sito com suas palavras bem escritas, e deixar registrado o sentimento, claro com sua permissão!!Um grande abraço e um beijo em seu coração!!! Vc não me conhece fisicamente, mas em sentimento...eu sou cunhada da Fernanda Monteiro Postai, sou de Campo Grande MS.Desejo a vc todo carinho e que DEUS te abençõe!!!!! Nereci Monteiro

    ResponderExcluir