sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A VILÃ DA VEZ...

Soube que ontem foi o dia do “consumo consciente”. As grandes redes de supermercados estavam a toda incentivando seus clientes a não usarem as benditas sacolas plásticas que, ao que tudo indica, são as vilãs da vez...
Eu não sou uma “expert” em assuntos ambientais, econômicos e acho que temos mesmo que cuidar do planeta e discutir para melhorarmos nosso comportamento e atitudes perante o mundo e a população.
Porém, eu não consigo entender algumas coisas nessa questão da perseguição das sacolinhas plásticas. Se elas são tão maléficas por que ninguém proíbe a confecção delas e obrigam as fábricas e os mercados só usarem as sacolinhas biodegradáveis???
Nem quero ficar fazendo apologia ao uso das sacolas, porque pode parecer leviano de minha parte. Mas, lá em casa eu uso as famigeradas sacolinhas para pôr lixo. Se não uso elas, tenho que usar os sacos de lixo, que também não são biodegradáveis e, portanto, poluem o meio ambiente, mas não são citados. E ainda assim, se se propõe acabar com o uso dos sacos de lixo, onde colocaremos o lixo orgânico??? Em latas de tinta, como nos tempos de outrora??? Pelo amor de Deus... Estou disposta a mudar meus hábitos, desde que eles sejam viáveis...
Se o plástico é tão problemático, creio que temos que ir à raiz do problema... acabem com a produção e pronto. A sacola biodegradável é mais cara, mas o planeta vale mais. Não pode usar sacolinha no mercado, então o mercado que não compre... e alguém que me diga onde eu vou depositar meu lixo orgânico.
Onde estão os homens da lei??? Alguém me acode, meu Deus... porque eu, quero ser ecologicamente correta e colaborar para a sustentabilidade do planeta, mas eu também preciso ser convencida de que todos estão colaborando com isso e que as práticas adotadas são viáveis no meu dia-a-dia.

2 comentários:

  1. Pois é, Andréia, eu concordo com você. É bonito falar de "planeta sustentável", porém, quem lança a idéia não coloca a solução. Pedir para não usar isso, não fazer aquilo é fácil, difícil é mostrar alternativas válidas. Se tivermos que guardar o que não se pode descartar em casa, onde vamos morar?

    ResponderExcluir
  2. Oh, Andréia, já desencanei com isso. Eu faço assim: eu uso as sacolinhas para o lixo sim, porque não me dão outra alternativa. A diferença é que tento reduzir o uso delas. Quando vou fazer uma feira pequena, que não é de mês, eu levo a sacola reutilizável. E quando compro algo numa loja que a vendedora queira me dar uma sacolinha, se posso colocar o produto dentro da bolsa mesmo, eu faço. Ou seja, eu reduzo o consumo das sacolinhas, mas não anulo porque é inviável para mim. :)

    ResponderExcluir