quarta-feira, 25 de março de 2009

Como construir a paz???

Motivada pela proposta da Igreja, com o tema da Campanha da Fraternidade: “A paz é fruto da justiça” (Is 32, 17 )- FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA, resolvi pensar em como construir a paz. O que cada de um nós pode fazer para tornar a PAZ uma realidade?

Vivemos em um tempo que não se consegue definir palavras tais como: paz, segurança, justiça, fraternidade. O homem aprendeu a viver só. Aprendeu a não esperar a justiça humana e assim, buscar sanar seus problemas por meios próprios. E, com isso, esqueceu de Deus. Passou a viver o agora.

A violência nasce no coração humano. No espaço em que falta Deus, a fúria gera seus filhos. E o homem abandona seus conceitos de moralidade, sociedade, fraternidade, política, ética. Se julga no direito de matar, de ferir, de roubar, omitir. Só que estes direitos não são concedidos a ninguém.

A Paz como proposta social e pessoal é muito mais do que a PAX Romana. Não é, simplesmente, a ausência de guerra e conflitos sociais, ditada por um imperador. E também não é a Eirene, como os gregos conceituam como uma paz interior. A paz que precisamos é, verdadeiramente, a SHALOM. O conceito mais completo e abrangente de paz: prosperidade, saúde, paz interior, ausência de conflitos de indivíduos e nações.

Esta forma de cumprimento,usada pelos judeus, traduz a dimensão do nosso desafio. Encontrarmos formas de construir a paz, sim porque ela não vem pronta, a partir do coração humano e se estender para a família, a sociedade, a igreja e em todos os âmbitos de convívio humano.

Jesus é o nosso mestre. Em todos os lugares por onde andou, Ele foi instigado, cutucado para provocar conflitos e sempre ensinou: “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” – Mateus 11, 29. E nem por isso Jesus foi omisso. Soube fazer política, denunciar as injustiças e promover a paz. Ele lutou pela paz... e isso não é um bem exclusivo. Ela precisa ser estendida a todos, porque senão não estará completa.

Eu não sei muito bem o que posso fazer para construir a paz. Mas, já descobri onde buscar para que ela comece em mim: no coração de Jesus!

Um comentário:

  1. Andréia:

    Eu concordo com o que você disse e acho também que se a família for mais valorizada e, principalmente os jovens, forem educados para o verdadeiro valor da vida, que é o amor ao próximo, Deus será, de verdade, a nossa PAZ.

    ResponderExcluir