domingo, 27 de março de 2011

A profissão de Deus

Com o querido Pe. Léo, aprendi que a profissão de Deus é agricultor. E ouvi por muitas vezes o padre citar as comprovações bíblicas disto: Ele sabe tudo sobre terra, lugares bons ou ruins para plantar, adubo, sementes, árvores, colheita, podagens, crescimento, sol.


Deus sabe tudo de cultivo. E só quem trabalha com amor, sabe o valor que isto nos garante.
Nos últimos anos, aprendi muito sobre esta profissão. Minha irmã é agronôma e meu cunhado vem de uma família de agricultores. Por causa deles, pude perceber o quão exigente é esta profissão. Eles, como Deus, só podem se dar ao luxo de descansar uma vez na semana. Levantam antes do sol, preparam a terra, lançam as melhores sementes, escolhem o adubo e a dosagem correta, contam com a chuva certa e o sol certo. Sem preguiça, colhem grão a grão e, daí sim, finalmente, podem começar tudo de novo.
Deus sabe que uma boa colheita só é conseguida com muita dedicação. Regar diariamente, gastar tempo, e nos momentos necessários, mais tempo. Nem sempre há garantias de se conseguir a melhor safra. Mas, sem dedicação é possível ter certeza que não.
Nós, somos filhos de Deus e "filho de peixe, peixinho é". Ou como dizia Pe. Alírio Pedrini: "filho do Amor, amorzinho é". Podemos até exercer outra função profissionalmente. Porém entender de cultivo é natural a cada um de nós. E aí, você já entendeu a comparação explícita aqui não??? Nenhum planta pode dar frutos ou flores, se não houver quem a regue, garanta suas horas de sol, tire as pragas, não desperdice um fruto.
Sim, porque se a profissão de Deus é agricultor, nós somos todos herdeiros deste conhecimento. Precisamos agir como tal e cuidar para que ninguém julgue nossa propriedade improdutiva.
Seja o melhor agricultor que puder. A vida de cada um de nós precisa de bons semeadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário