segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Em busca do equilíbrio perdido


Equilíbrio por definição é “igualdade entre forças antagônicas; harmonia; proporção”.
Viver de forma equilibrada tem sido um grande exercício, que tenho buscado solucionar.
Sabe quando fazemos uma receita de bolo? Que todos os ingredientes tem aquela medida exata, certinha... que, não sei quem é que mede, mas elas são precisas. Se você quiser incrementar e aumentar o açúcar, o chocolate pode ter um efeito bem indesejável e estragar seu bolo. Assim é para manter o equilíbrio nas relações, nos sentimentos, nas finanças, no humor.
Nos relacionamentos e nos sentimentos, o equilíbrio é aquela linha tênue que separa e define a diferença entre o ciúme e o desleixo. E encontramos o zelo.
Ter a exata noção de como controlar suas contas, seu salário real recebido e todo o desejo de comprar o necessário e também aqueles “supérfluos necessários”. O equilíbrio nas contas, nos trás a sensação prazerosa de quem vive livre da culpa. E equilíbrio dos desejos de consumo faz bem ao bolso e nos livra das frustrações.
Esta harmonia nos permite viver mais felizes. Termos a medida exata do que somos, do que podemos ser e que é possível viver bem, com o que já se conquistou.
Todo o extremo é ruim.
Não gosto de gente encolerizada demais, raivosa, nervosa. Mas também não suporto gente banana, que não consegue decidir nada sozinha, que tem medo de falar o que pensa, que não se posiciona nunca.
Eu queria uma balança... para pesar todo dia meu equilíbrio.
Mas como não tenho, preciso me olhar no espelho bem direitinho e me conhecer cada vez mais.

Oração da Serenidade
"Deus, concedei-me,
a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar;
coragem para modificar as coisas que posso, e
sabedoria para saber a diferença."

Nenhum comentário:

Postar um comentário