segunda-feira, 27 de abril de 2009

As prisões dos dias de hoje

Quantas vezes você olha no relógio, durante o dia?
Quantas coisas você deseja comprar?
Quantos pensamentos você dedicou somente a você?
O que você mudaria em sua aparência?

Claro que não falamos mais em senzalas e nem senhores. Não temos mais o tronco e os chicotes... porém, os tempos modernos não são feitos de homens e mulheres totalmente livres. É uma escravidão velada, subjetiva, sorrateira.

Uma delas é a escravidão do tempo, do horário, do relógio. Que o tempo é uma convenção humana todos sabemos. Agora que ela nos escraviza, poucos percebem. A gente tem horário para acordar e dormir, horário para comer, tomar banho, trabalhar... e aí de mim se quiser dormir mais 5 minutos. Tudo mais se atrasa. Onde vou estacionar meu carro? Quem fechou todos os semáforos? Ai meu Deus, meu relógio está atrasado!

Outra forma de prisão é o consumo. Eu tenho pra mim que, a burguesia se instalou no mundo, trouxe junto um vício: o consumo. Já reparou como hoje em dia, tudo gira em torno do comércio? Como este segmento da sociedade tem poder para decidir sobre muitas coisas de nossas vidas? O comércio é quem manda no pedaço. Agora não querem mais feriados, não respeitam domingos, feriados santos. Tudo tem que vender 24 horas por dia... eles fazem de tudo para vender. Inclusive, criam nossas necessidades. E nós acreditamos. Acreditamos que precisamos ter e não ser. Acreditamos nas propagandas e todos os rótulos; fazemos nossos passeios no shopping, não mais nos parques, nos clubes, nas praças ou na casa de familiares e amigos. Ah, e adoramos uma lojinha de conveniência.

O homem também se tornou escravo do eu. Virou egoísta e egocêntrico por excelência. Perdeu a capacidade de ouvir e ver o outro. Esqueceu que a felicidade se constrói fazendo o outro feliz. Deixou de construir pontes e passou a viver em ilhas. Não se preocupa com os direitos alheios, somente os próprios direitos é que valem. Não nos comunicamos, não dialogamos... estamos perdendo capacidades inerentes ao ser humano e nos aprisionando em nós mesmos.

E, a que mais me atinge: a escravidão da ditadura da beleza. Desde os relatos mais antigos da vida social, o homem estabeleceu padrões de beleza. E isso se mantém ainda hoje. Ser gordo, baixo, ter pescoço alto, pés pequenos, pele branca são alguns dos parâmetros de beleza ditados por determinados povos. Contudo, o que temos vivido é uma verdadeira ditadura. Alguém determinou (e eu juro que gostaria de descobrir quem) que todas as mulheres do mundo, só serão admitidas como belas se forem magras, muito magras, com curvas, sem celulites, estrias, rugas. Alguém padronizou as medidas das roupas, dos calçados e as dividiu em roupas para mulheres bonitas e roupas para as outras (que, aliás, é a maioria). A gente fica de dificuldade de se aceitar, se sentindo feia porque não temos o corpo, a pele, o cabelo da atriz da TV, lugar este que só mostra mulheres exuberantes. E ficamos com medo do marido, namorado ficar a gente, sonhando com a modelo magra.

Acho muito triste estas constatações. É triste nos perdemos na superfície, esquecermos nossa essência e nos deixarmos aprisionar. É triste nos enchermos de grilhões, algemas e passarmos a vida sem experimentar a verdadeira liberdade. Nós reduzimos o ser humano ao nada. Eu não sou apenas isto. Quero ser livre. Quero SER... profunda, inexplicável e totalmente eu. Quero viver no mundo, mas não pertencer a ele. Livre, do jeito que Deus me fez!

Um comentário:

  1. Olá,

    Faço parte do blog Cérebro de barata, e seu blog foi selecionado a receber o selo "Esse Blog vale medalha de Ouro" que pode ser retirado clicando aqui.

    RegrasTodos os blogs que se inscreveram na campanha "blog medalha de ouro" devem seguir as seguintes obrigações.

    *Fazer uma postagem no blog selecionado falando sobre o selo e colocando um link do http://www.blogsilence.com (Cérebro de Barata).

    *Na postagem você terá de indicar no minimo 2 blogs para você repassar o selo.

    *Deve avisar aos blogs que você indicou, a colocar um link para seu blog e no final colocar um link para o Cérebro de barata.

    OBS: A demora em selecionar os blogs foi devido a falhas no servidor, onde as mesmas já foram arrumadas.

    Att,

    Rodrigo

    ResponderExcluir