terça-feira, 27 de julho de 2010

Simplesmente não vote!!!

Segue abaixo, uma carta de um bispo, publicada pela CNBB, no jornal O Globo, mas que infelizmente já foi tirada do ar, no site, devido a grande repercussão da mesma... Mas, eu como cidadã, cristã, católica, catequista e mãe, me sinto na obrigação de divulgar esta que reflete também o meu pensar.

Em carta, CNBB pede que fiéis não votem em Dilma, publicada em 22/07/2010 - O Globo

RIO - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta na última segunda-feira na qual pede que os fiéis não votem na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
Leia a carta na íntegra:

"Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus
"Com esta frase Jesus definiu bem a autonomia e o respeito, que deve haver entre a política (César) e a religião (Deus). Por isto a Igreja não se posiciona nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato, mas faz parte da sua missão zelar para que o que é de "Deus" não seja manipulado ou usurpado por "César" e vice-versa.
"Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família, pois tudo isso é de Deus e não de César. Vice-versa extrapola da missão da Igreja querer dominar ou substituir-se ao estado, pois neste caso ela estaria usurpando o que é de César e não de Deus.
"Já na campanha eleitoral de 1996, denunciei um candidato que ofendeu pública e comprovadamente a Igreja, pois esta atitude foi uma usurpação por parte de César daquilo que é de Deus, ou seja o respeito à liberdade religiosa.
"Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu IIIº e IVº Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.
"Na condição de Bispo Diocesano, como responsável pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural que - por serem naturais procedem do próprio Deus e por isso atingem a todos os homens -, denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus,como o suicídio, o homicídio assim como o aborto pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender. A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto. (confira-se Ex. 20,13; MT 5,21).
"Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais "liberações", independentemente do partido a que pertençam.
"Evangelizar é nossa responsabilidade, o que implica anunciar a verdade e denunciar o erro, procurando, dentro desses princípios, o melhor para o Brasil e nossos irmãos brasileiros e não é contrariando o Evangelho que podemos contar com as bênçãos de Deus e proteção de nossa Mãe e Padroeira, a Imaculada Conceição."

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini é Bispo de Guarulhos - SP

domingo, 18 de julho de 2010

Um poema.. para iniciar a semana

Um poema, lindíssimo, do incrível poeta Carlos Drummond de Andrade.

"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.


Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.


Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.


Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.


Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.


Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.


Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.


Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer.


Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.


Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.


Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.


Difícil é mentir para o nosso coração.


Fácil é ver o que queremos enxergar.


Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil.


Fácil é dizer “oi” ou “como vai?”


Difícil é dizer “adeus”. Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas…


Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados.


Difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.


Fácil é querer ser amado.


Difícil é amar completamente só. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E aprender a dar valor somente a quem te ama.


Fácil é ouvir a música que toca.


Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.


Fácil é ditar regras.


Difícil é seguí-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.


Fácil é perguntar o que deseja saber.


Difícil é estar preparado para escutar esta resposta. Ou querer entender a resposta.




Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.


Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.


Fácil é dar um beijo.


Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.


Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.


Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.


Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica.


Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.


Fácil é sonhar todas as noites.


Difícil é lutar por um sonho…"

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Eu, uma brasileira!

Está certo, a seleção não ganhou a Copa deste ano. E nós não gostamos muito de perder. Mas, você já parou para prestar atenção em o quanto o Brasil está em foco???
Especialistas econômicos apontam que, em aproximadamente, 8 anos nosso país será a quinta economia mundial. É isto mesmo.
O nosso presidente não tem sido tão badalado mundo afora, apenas pelo seu par de olhos. O Brasil é sim o país da vez.
Tudo bem, vamos ter a Copa do Mundo de 2014, e as Olimpíadas em 2016. Será que um país de 3.º mundo, sem tantas perspectivas realmente teria estas oportunidades???
Mas, o que eu quero frisar aqui, é que nós é que temos que nos preparar para sermos deste país tão em foco. Precisamos aprender as sermos “exportadores” e a sermos observados, com admiração.
Novidade? É verdade. Isto é realmente uma novidade. Só que eu quero contribuir e crescer junto com este país. Para ser parte dele, somar com minhas mãos, meu talento, minha personalidade.
O emblema da Copa de 2014 acaba de ser lançado. São uns braços verdes e amarelos, abraçando a taça do mundo... remetendo a nossa incrível capacidade de acolher e a nossa alegria colorida.
Vamos nos preparar sim. Não só para a próxima Copa, para as Olimpíadas. Vamos nos preparar para sermos para este país, os brasileiros que ele merece...
Ah... podemos começar treinando com as eleições, você não acha???

terça-feira, 6 de julho de 2010