segunda-feira, 7 de junho de 2010

O cuidado verdadeiro

Estive refletindo sobre duas frases: "O zelo pela tua casa me consome" -Salmo 69,10 e "Quem ama cuida".
Porque ao longo da vida, de cada um de nossos dias, responsabilidade, pessoas, missões, trabalhos, sentimentos são confiados a nós. E nós, por conseguinte, criamos uma imagem para cada uma das pessoas ao nosso redor. E temos responsabilidade com isto também.
O que estou querendo dizer que precisamos zelar, cuidar de tudo o que nos é confiado. Zelar por todas as missões que iremos receber, zelar pelas pessoas, pelos trabalhos e também, por nossa imagem... Não no sentido de nos preocuparmos com a imagem que o outro faz de nós, porém, creio que devemos cuidar de nossa imagem para não causar escândalos, polêmicas. E daí, seria também o zelo consigo próprio.
O cuidar é algo que requer atenção, tempo, disposição e conhecimento.
Não posso me dispor a cuidar de uma planta se não sei se ela deve ficar muito tempo no sol. Não posso cuidar de um animal se não sei que tipo de alimento ele precisa. Preciso conhecer seus hábitos, seus gostos. Assim, é com tudo. Principalmente com as pessoas que dizemos amar.

Às vezes, lutamos tanto para alcançar um sonho, uma meta, um objetivo e, assim que o antigimos esquecemos o tanto que o queríamos e o tratamos como algo banal. Deixamos de zelar, de cuidar, de dar atenção àquele que tanto buscamos.Comum da alma humana, efêmera e volátil. Logo trocamos de desejos e, substituimos o foco de nossa atenção, renegando todo o resto ao segundo plano.

Se consumir pelo zelo, cuidar com verdadeiro amor é dar valor às pessoas e a tudo que nos compete, com entrega e disposição. Ser movido pelo sentimento da conquista, que nos leva a lutar, com todas as forças.

É preciso ser fiel a cada coisa que nos é confiada... e a começar das pequenas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário