quinta-feira, 8 de abril de 2010

DIA DE LUTA

Hoje é o dia mundial do combate ao câncer...
Eita palavrinha feia. Não dá nem ânimo de ficar falando.
O câncer já me intimidou muito de perto. Aos 20 anos, solteira, sonhando ser mãe descobri que um tumor habitava meu corpo. Graças a Deus, a biópsia indicou que ele era benigno. Porém, muito raro. O que me fez passar por um bom tempo de acompanhamento médico.
Já vi muita gente lutando contra esta doença. Muitas delas vencendo, outras... e sei o quão arrasador ela é... não é somente a pessoa doente que sofre... ela afeta todo o círculo familiar e de amigos em torno da pessoa. E tem uma conotação altamente relacionada com a morte.
Eu vivi 20 dias da minha vida com a possibilidade “daquilo” ser um câncer. Não foi. Mas, vi meus pais se desmancharem na frente, tomados pelo medo. Minha sogra, que nem era minha sogra ainda, sofrer por medo de não ter netos. Primos que eu nem costumava falar me ligaram. O pânico havia se instalado.
Claro, que a prevenção sempre vai ser uma enorme aliada no combate ao câncer. Bons hábitos alimentares, atividade física, não ter vícios, amar e não guardar rancor. São os melhores conselhos para vida, de uma forma geral...
Só que esta doença é um dos maiores desafios humanos. A ciência luta, evoluí, cresce, mas não pode ainda ser mais forte. E é aqui que chego a meu único conselho: Deus sim é mais. E com Ele, é dia pós-dia. Com Ele é possível dizer o nome da doença, encará-la de frente e assumir seu posto na luta. Otimismo, coragem e fé. Este tripé sim pode fazer diferença.
“O futuro ainda não chegou. E fé é tudo o que temos”.

Vamos combater o câncer amando, sendo felizes e mais leves. E, sobretudo, não nos esquecendo que Deus está conosco – antes e depois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário