quarta-feira, 31 de março de 2010

A grande vítima


Existem duas personagens bíblicas, que chamam muito atenção pela forma diferente com que agiram mediante a culpa.
A primeira é a Pedro. A segunda, Judas Iscariotes. Um negou Jesus e, o outro, o traiu. Logo Jesus, o mestre, o amigo. Bastou um momento de fraqueza, para que ambos se afastassem Dele e O abandonassem. O desfecho da história destes homens é que é bem diferente. Claro que a culpa invadiu a alma, o coração de Pedro e Judas. A diferença é o que eles puderam fazer a partir da culpa.
Jesus não condenou nenhum dos dois. Não os acusou. Não cobrou... E nem, sequer, disse: “E você hein, Pedro??? Logo você... “ e nem “Justo você Judas, que até me beijou?”. Não. Jesus não apontou o dedo... A culpa nasceu dentro deles, causou dor, arrependimento e mostrou-lhes suas fraquezas.
Pedro buscou o perdão voltando para perto do Cristo. Judas se auto-condenou a pena máxima. Entregou-se a culpa e negou-se a oportunidade do perdão. Cego de dor, preferiu a morte.
Ao assumir a culpa e buscar o perdão, Pedro participa da Paixão de Cristo e desfruta da Ressurreição, tornando-se o primeiro Papa da Igreja. Judas pára na escuridão da morte.
O ser humano é falível. Erra. E sente culpa. Porém, creio que em muitos momentos de nossas vidas somos levados a uma escravidão da culpa. Culpa por não fazer nada; culpa por fazer tudo; culpa por não ter tempo, culpa por não ser, não estar, não fazer... A culpa por si só destrói. Arrasa. Consome. Liquida. Paralisa. Domina. E não existe nada pior do que não termos liberdade.
É preciso ter bom senso, equilíbrio, maturidade para o erro produza crescimento. Nos leve à experiência do perdão e da reconciliação. Inclusive, consigo próprio.
Quem nos acusa??? Quem nos aponta???
A nossa própria consciência precisa experimentar a salvação da vida. A traição que levou Jesus à cruz, não foi o fim. E Judas não teve tempo de ver. Não se permitiu vislumbrar o milagre da Ressurreição e o perdão dos pecados de todo mundo. Depois da cruz, Pedro teve a oportunidade de comer um banquete com Jesus, afirmar sua fé e receber o maior chamado de sua vida. Até então, tudo tinha sido um pretexto. O homem que chegou àquela “mesa” era o mesmo que O negou. Contudo, sua culpa o moveu a buscar o perdão e fez com que se tornasse apto para a missão.
Não podemos nos eximir da culpa. Mas podemos nos livrar dela e transformar o que era antes um erro, em acerto. Não podemos é nos privar de nossa inteligência, discernimento e lançarmos a todo pensamento envenenado pela culpa.
A cruz não é o fim...

Sobre a pedofilia

quarta-feira, 31 de março de 2010
Cardeal Odilo Pedro Scherer sobre casos de pedofilia e posição da imprensa


“Quando se apontam ‘defeitos’ na Igreja, ou nos seus membros, é porque se esperam dela e de cada um de seus membros comportamentos e atitudes que deixem claros e perceptíveis os altos valores e ideais que ela prega e nos quais ela crê. E isso também nos foi recomendado pelo próprio Jesus: ‘brilhe a vossa luz diante dos homens, para que eles, vendo vossas boas obras, glorifiquem o Pai que está nos céus (Mt, 5, 16)’. “Isso é missão e tarefa de todos nós”, completou o cardeal”.

“Pena que se prefere lançar todos os faróis sobre os males e fraquezas existentes na Igreja. Toda pessoa bem intencionada sabe que não é assim. É preciso distinguir, e não lançar indevidamente os comportamentos reprováveis de alguns membros da Igreja a toda a Igreja. Tenho a impressão, infelizmente, que também existe uma ação orquestrada para, de modo forçado, responsabilizar pessoalmente o papa por todos os males. É injusto, lamentável e causa muita dor”.

“A reportagem citada é sensacionalista. Embora a Igreja nunca tenha deixado de ensinar que o demônio existe e é um ser pessoal, e não um ‘energia negativa’, e tenha sempre mantido o rito de exorcismos não tenho nenhum conhecimento de alguma recomendação especial do papa para que, agora, se intensifiquem exorcismos na Igreja, nem que os exorcismos resolveriam o problema dos escândalos sexuais de alguns membros do clero. Isso é ridículo. O que resolve mesmo é a conversão da vida e levar novamente a sério os mandamentos da Lei de Deus, os preceitos morais decorrentes do Evangelho de Cristo e da lei natural. E isso é muito mais urgente que treinar exorcistas. Por falar nisso, já reparou que, antes do Natal e Páscoa, costumam aparecer reportagens ‘de fundo’ sobre religião e cristianismo? Geralmente são de cunho bastante sensacionalista e servem apenas para desviar as atenções do conteúdo central da nossa fé e da pregação da Igreja. Não devemos deixar-nos levar por essa ‘marquetização’ da religião e da nossa fé. Nossa tarefa é promover com coragem e intensidade o anúncio da verdade e a formação das consciências à luz da verdade da Palavra de Deus e na retidão da lei moral”. Reportagem publicada na Revista Isto É.

segunda-feira, 29 de março de 2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

A Paixão de Cristo, em Maringá

Dias 31 de março e 02 de abril de 2010, às 20h, na praça da Catedral de Maringá

segunda-feira, 22 de março de 2010

Queres jejuar nesta Quaresma???

Jejue de julgar os outros
e descubra Jesus que vive neles.

Jejue de palavras que ferem
E farte-se de frases que purificam...

Jejue de descontentamentos
E viva cheio de gratidão

Jejue de ofensas e injúrias
E farte-se de mansidão e paciência

Jejue de pessimismo
E encha-se de esperança e otimismo

Jejue de preocupações
E satisfaça-se de confiança em Deus

Jejue de lamúrias e queixas
E satisfaça-se com as coisas simples da vida.

Jejue de pressões e farte-se de oração

Jejue de tristeza e amargura
E encha seu coração de alegria

Jejue de egoísmos
E encha-se de compaixão pelos outros.

Jejue de rancores e encha-se de atitudes de reconciliação...

Jejue de palavras e viva de silêncios para escutar a outros...

Jejue de pensamentos de fraqueza
E encha-se de promessas que inspiram

Jejue de tudo o que lhe afaste de Jesus E procure tudo o que DELE lhe aproximar...

Se todos vivermos este jejum, nossos dias se irão inundando de paz, de amor, de confiança...
Que os corações se abram com o jejum na Quaresma
para receber a Jesus Ressuscitado!


(Desconheço o autor)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Experimentando Deus, nas amizades...


Eu já vivi muito tempo sem grandes amigos.. já passei meu tempo na "escuridão". E foi um tempo díficil, esquisito, sem graça.
Na minha vida, tudo que é bom, vem do céu. E Deus cuidou para que este tempo acabasse. E cuidou lindamente.
Hoje, me peguei a pensar no quanto eu posso experimentar Deus, através de minhas amigas e amigos. São os cuidados, os carinhos, a providência, a sensibilidade do olhar, o amparo, o conforto... presentes que tenho recebido de Deus, pelas mãos amigas.
Alguém já disse que um amigo é um pedaço seu, em outro corpo. Eu encontrei minhas partes... não sei se estou completa, porém, estou bem "cheinha".
Para mim o engraçado é ver como as amizades mais especiais vieram de onde eu não imaginava. O que é o olhar humano, não? Sozinha, não percebi naquelas pessoas o que Deus estava reservando para mim.
Estas pessoas talvez não tenham a consciência total de seu papel em minha vida... mas elas, me salvam, me restauram, me curam... me fazem esquecer que houve solidão, que houve escuridão... me fazem ver em mim, o que eu não acredito. São luz para os meus dias...
Eu sempre desejei que minha família pudesse ter estes referenciais. Os amigos que são o tesouro descrito na bíblia. E, hoje eu posso olhar para mim e ver que isto se cumpre a cada dia. Não estou sozinha. Tenho com quem partilhar o que eu sou de verdade. Gente que me conhece e ainda assim me ama - meu Deus- .
A vocês, amigas e amigos... pessoas que me fizeram descobrir o prazer e a alegria de experimentar a profundidade de uma amizade e, assim, experimentar o amor de Deus, a vocês minha dedicação, carinho e orações... e que a vida, sempre nos permita celebrar a fartura deste tesouro...

Paris 26 Gigapixels - Interactive virtual tour of the most beautiful monuments of Paris

Paris 26 Gigapixels - Interactive virtual tour of the most beautiful monuments of Paris

A maior foto do mundo


Tinha que ser na França e em Paris, claro... A maior foto do mundo... coisa de louco... vale a pena conferir: Paris - 26 Gigapixels



Paris 26 Gigapixels - Interactive virtual tour of the most beautiful monuments of Paris

quarta-feira, 17 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Máximas para os dias de hoje

"Existem muitos gurus que sabem dar respostas criativas às grandes questões sobre o mercado de trabalho. Aqui vai um pequeno resumo da entrevista com o famoso Reynold Remhn:

Pergunto: Ainda é possível ser feliz num mundo tão competitivo?

Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos do seu trabalho.

Segunda pergunta: O profissional do futuro será um individualista?
Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá lo a levantar-se.

Terceira pergunta: Que conselho o Sr dá aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho?
Resposta: É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atirados em uma fogueira.

Quarta pergunta: E para os funcionários que tem Chefes centralizadores e perversos?
Resposta: Muitas vezes os justos são tratados pela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração.

Última pergunta: O que é exatamente sucesso?
Resposta: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir, ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.

Belas e sábias respostas.
Eu só queria me desculpar pelo fato de que não existe nenhum Reynold Remhn. Eu o inventei. Todas as respostas, embora extremamente atuais foram retiradas de um livro escrito há 2.300 anos: o ECLESIASTES, do Velho Testamento . Mas, se eu digo isso logo no começo, muita gente, talvez, nem tivesse interesse em continuar ouvindo.
-- Max Gheringer para a CBN" --.

sexta-feira, 12 de março de 2010

A Rede Globo paga 1 milhão e meio ao vencedor do Big Brother e 100 mil reais a aluno que vencer o Soletrando.
Qual é a moral desta história?????????
Aliás, tem moral nesta história?????

quarta-feira, 10 de março de 2010

Deus existe??

"SOMENTE DEUS TEM O TAMANHO EXATO DO VAZIO QUE EXISTE DENTRO DE NÓS"
- Blaise Pascal -

segunda-feira, 8 de março de 2010

PARABÉNS, MULHERES!!!

UM DEFEITO NA MULHER
Quando Deus fez a mulher já estava em seu sexto dia de trabalho fazendo horas extras.
Um anjo apareceu e Lhe disse: "Por quê leva tanto tempo nisto?"
E o Senhor respondeu: "Já viu a minha ficha de especificações para ela?"
Deve ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, ter mais de 200 peças móveis e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa, até sobras, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho arranhado até um coração partido e fará tudo isto somente com duas mãos."
O anjo se maravilhou com as especificações.
"somente duas mãos....Impossí vel!"
E este é somente o modelo básico?
É muito trabalho para um dia... Espere até amanhã para terminá-la."
Isso não, protestou o Senhor. Estou tão perto de terminar esta criação que é favorita de Meu próprio coração.
Ela se cura sozinha quando está doente e pode trabalhar jornadas de 18 horas." O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.
"mas o Senhor a fez tão suave..."
"É suave", disse Deus, mas a fiz também forte. Você não tem idéia do que pode agüentar ou conseguir.
"Será capaz de pensar?" perguntou o anjo.
Deus respondeu:
"Não somente será capaz de pensar mas também que raciocinar e de negociar"
O anjo então notou algo e estendendo a mão tocou a bochecha da mulher....
"Senhor, parece que este modelo tem um vazamento...
Eu Lhe disse que estava colocando muita coisa nela..."
"Isso não é nenhum vazamento... é uma lágrima" corrigindo-o o Senhor.
"Para que serve a lágrima," perguntou o anjo.
Deus disse:
"As lágrimas são sua maneira de
expressar seu destino, sua pena, seu desengano, seu amor, sua solidão, seu sofrimento, e seu orgulho."
Isto impressionou muito ao anjo "O Senhor é um gênio, pensou em tudo. A mulher é
verdadeiramente maravilhosa"
Sim é! A mulher tem forças que maravilham aos homens.
Agüentam dificuldades, levam grandes cargas, mas têm felicidade, amor e alegria.
Sorriem quando querem gritar.
Cantam quando querem chorar. choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas.
Lutam pelo que crêem. Enfrentam à injustiça. Não aceitam "não" como resposta quando
elas crêem que há uma solução melhor. Privam-se para que a sua família possa ter.
Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir. Amam incondicionalmente.
Choram quando seus filhos triunfam e se alegram quando seus amigos ganham prêmios.
Ficam felizes quando ouvem sobre um nascimento ou um casamento.
Seu coração se parte quando morre uma amiga.
Sofrem com a perda de um ente querido, entretanto são fortes quando pensam que já não há mais forças.
Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração partido.
Entretanto, há um defeito na mulher:
É que ela se esquece o quanto vale.

sexta-feira, 5 de março de 2010

"HÁ UM TEMPO EM QUE É PRECISO ABANDONAR AS ROUPAS USADAS. QUE JÁ TÊM A FORMA DO NOSSO CORPO.
E ESQUECER OS NOSSOS CAMINHOS QUE NOS LEVAM SEMPRE AOS MESMOS LUGARES...
É O TEMPO DA TRAVESSIA...
E SE NÃO OUSARMOS FAZÊ-LA...
TEREMOS FICADO...
PARA SEMPRE...
À MARGEM DE NÓS MESMOS..."

- Fernando Pessoa -

quarta-feira, 3 de março de 2010

Que letra é essa???

Estes dias mesmo falei aqui sobre minha crença no poder das palavras... agora, presta atenção na letra desta música, da Banda Titãs, que segundo eu soube está em uma novela por aí...


Pelo avesso - Titãs - Sérgio Britto

Vamos deixar que entrem
Que invadam o seu lar
Pedir que quebrem
Que acabem com seu bem-estar
Vamos pedir que quebrem
O que eu construi pra mim
Que joguem lixo
Que destruam o meu jardim

Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro

Vamos deixar que entrem
Que invadam o meu quintal
Que sujem a casa
E rasguem as roupas no varal
Vamos pedir que quebrem
Sua sala de jantar
Que quebrem os móveis
E queimem tudo o que restar

Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro

Vamos deixar que entrem
Como uma interrogação
Até os inocentes
Aqui já não tem perdão
Vamos pedir que quebrem
Destruir qualquer certeza
Até o que é mesmo belo
Aqui já não tem beleza

Vamos deixar que entrem
E fiquem com o que você tem
Até o que é de todos
Já não é de ninguém
Pedir que quebrem
Mendigar pelas esquinas
Até o que é novo
Já esta em ruinas
Vamos deixar que entrem
Nada é como você pensa
Pedir que sentem
Aos que entraram sem licença
Pedir que quebrem
Que derrubem o meu muro
Atrás de tantas cercas
Quem é que pode estar seguro?
"DEUS CRIOU AS PESSOAS PARA SEREM AMADAS E AS COISAS PARA SEREM USADAS.


ENTÃO, POR QUÊ AMAMOS AS COISAS E USAMOS AS PESSOAS?"