quarta-feira, 13 de maio de 2009

O poder do olhar


O olhar é uma dinâmica, uma capacidade que eu aprecio muito. Me deleito em meditar no olhar de Jesus... quantas vezes me encontrei no olhar Dele. Quantas vezes foi este o olhar que me trouxe de volta, que fez acreditar de novo e que me restaurou. O olhar de Jesus, na bíblia, em suas passagens com o apóstolos me faz me imaginar no lugar de Maria Madalena, quando Ele enxergou nela sua dor, seus pecados, seu arrependimento, seu desejo de mudar.
Já me vi no lugar de Pedro, quando se encontraram de novo, depois de Pedro tê-lo traído... e o olhar do Cristo dizia ao coração de Pedro: da minha parte, nada mudou... meus planos para você ainda são os mesmos...
Fiz a dinâmica de ser João, desesperado aos pés da cruz, olhando para Ele, sentindo que tudo o que tinha na vida estava acabando... e recebendo a incrível missão de acolher Maria.
Existe uma experiência, em especial, que mostra a importância do olhar. Quando Jesus convida Pedro, a andar sobre as águas. Pedro aceita o desafio. E enquanto seu olhar está fixo no olhar Dele, Pedro caminha tranquilamente. Contudo, ao desviar os olhos para o mar, Pedro afunda. E assim é na minha vida... toda vez que insisto em olhar a violência das águas ou me distraio com a beleza dos peixes, eu afundo. Porque é seguindo, andando, mirando o olhar de Jesus é que meus passos se encaminham bem, em qualquer caminho que estiver... seja de terra ou de água.

É este o olhar que me seduz e fascina.
O olhar que despe, desconcerta, constrói.
O olhar que fala, que pede, que ama, que perdoa.
Não queria ficar na superfície. Ver o que está visível a todos.
Quero mergulhar no poder do olhar e enxergar as profundezas, o íntimo, aquilo que não está fácil... as entrelinhas.
Espero não me perder na luzes, nos brilhos e nas purpurinas. Não quero mirar o que está claro. Eu preciso enxergar tudo...
E me deixar transformar através do poder do olhar... como dizia o poeta: “os olhos são a janela da alma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário